Diferenciais dos sistemas Especialistas

Sistemas especialistas têm o objetivo de simular o raciocínio de um profissional “expert” em alguma área de conhecimento, colocar a sequência lógica de ação para cada atividade e perguntar certas informações que são imprescindíveis para a melhor ação. São programas constituídos por uma série de procedimentos e regras, que analisam e dão direção as ações para cada atividade realizada.

O requisito número um de um sistema especialista é conhecer o processo a ser informatizado, ter familiaridade com as atividades diárias para o qual o sistema é proposto. Os softwares genéricos atendem de forma satisfatória os principais setores da empresa (administração, finanças, estoque e recursos humanos).

No entanto, quando é necessário um controle mais detalhado como na produção em industrias de processos, o ERP genérico dificilmente suporta as necessidades, tendo que desenvolver muitas customizações, que acabam onerando em muito o sistema após sua aquisição. Isso sem mencionar o tempo gasto até o desenvolvimento e implantação.

Em contrapartida, um software especialista, aborda todos os conceitos principais e importantes para o controle, planejamento e programação, disponibilizando regras e relatórios focados, o que realmente cria uma gestão informatizada, além de agilizar a utilização do sistema e minimizar em muito as necessidades e custos de customizações.

O desempenho do software será maior e focado nas reais necessidades, aproveitando o que cada empresa, processo e sistema tem de melhor, assim a empresa não irá necessariamente abrir mão dos softwares existentes em áreas bem atendidas, mas sim irá tornar mais efetiva sua gestão em áreas deficientes, integrando as informações entre bancos de dados de softwares especialistas.

Os sistemas da Operacional são especialistas, tem o conceito ERP, que integra os diversos setores da empresa desde a entrada de matéria-prima até o produto final. E nas funcionalidades do MES – Manufacturing Execution Systems, que realiza o planejamento e sequenciamento automático das ordens de produção, com geração de cenários para efetivar o planejado e controlar as execuções, com rastreabilidade total em todas as etapas de processo da sua empresa.

Link para:    SGT – Diferenciais, Indústrias Têxteis

PROCESS – Diferenciais, Indústrias de Processos